GALERIA DE IMAGENS



Residência histórica localizada na rua Antonio Ugulino, onde foi realizada a primeira missa do município de Várzea em 28 de novembro de 1926, celebrada pelo padre Belizário Dantas. 
Arquivos: Epitácio Germano e Jailton Soares

Uma das primeiras residências da cidade, construída provavelmente pelos idos dos anos de 1940 e localizada na rua Manoel Dantas de Medeiros. Na imagem, podemos visualizar a fachada da residência em sua arquitetura original.
(Arquivo: José Jailton Soares de Sousa)


Imagem que retrata a antiga sede da prefeitura municipal de Várzea nos anos de 1970. O prédio pertencera a Dedé marinho e preserva na foto a arquitetura original da casa.
(Arquivo: José Jailton Soares de Sousa)
Esta fotografia é um dos registros mais antigos da cidade de Várzea em seu estágio inicial de fundação e desenvolvimento como cidade. O preto-e-branco característico pinta a imagem com a nostalgia dos anos há muito passados e falhas na foto denunciam a ação do tempo. O registro remonta à década de 1960, quando as primeiras ruas do município começaram a ser construídas. Segundo informações colhidas entre os habitantes mais antigos do lugar, a imagem mostra o "marco-zero" varzeense, isto é, o antigo centro onde foram construídas as primeiras residências, onde nos dias atuais fica localizada a Câmara de vereadores e outrora funcionou o Coreto Municipal. A foto conserva memórias importantes dos ancestrais varzeenses. Por exemplo, a casa bem ao fundo no canto direito teria sido residência de Severino Padeiro, e em um quarto ao lado funcionava a barbearia de Fausto Malaquias. Já na casa maior que se visualiza ao centro funcionou o antigo Posto Fiscal do município. A primeira casa que vemos na fotografia (de esquina à esquerda) possivelmente teria sido habitada por Dona Enedina e os montinhos de terra com pedras que os trabalhadores estão juntando, fazia parte do processo de preparação para as antigas "noites de ano", que eram na época  a festa mais tradicional da cidade. (Arquivo: Jefté Morais, via Projeto Diário de Várzea)
Banner de divulgação do João Pedro 2008. (Arquivo: Ewerton Figueiredo)



Foto da Praça Francisco Pergentino tirada da calçada do antigo Coreto Municipal. A imagem remonta aos anos 90, quando algarobas ainda davam o verde às praças da cidade. Ao fundo, a igreja de São Francisco exibindo o branco característico da antiga fachada.
(Arquivo: Damião Lucena)






Vista do Parque do Juazeiro recém inaugurado no ano de 2007. Na foto, pode-se ver o juazeiro que dá nome ao parque de festas, e que não sobreviveu aos fortes ventos do inverno de 2011.

(Arquivo: Marcos Nóbrega)

Fotografia da rua Anísio Marinho no ano de 1993, na qual podemos visualizar o famosíssimo corcel amarelo de propriedade do senhor João de Lali Baciano. O carro ano 1974 de modelo tradicional inconfundível por muitos anos integrou a vista desta, que é uma das principais ruas da cidade. Na foto, um tanto já amarelada pela ação do tempo, pode-se perceber também a silhueta do que muito provavelmente é o proprietário, que descansa confortavelmente à sombra das algarobas.
(Arquivo: José Quintino de Medeiros)





Memórias de uma paisagem que não pode mais ser contemplada. A fotografia é de 2008, e nela podem ser vistas a Panificadora São Pedro e o mercadinho de Toinho Medeiros. O recanto da pracinha Francisco Pergentino já não existe mais como vemos na foto, foi substituída pela academia ao ar livre da Prefeitura Municipal.

(Arquivo: Rafael Rubens)



Foto que remonta ao ano de 1986: Turma do Jardim da Escola Municipal Sandoval Rubens de Figueiredo - marchando pela, pelas ruas de Várzea-PB. Acima, também se pode visualizar o convite de formatura dos doutorandos do ABC da mesma turminha. Para se voltar um pouquinho no tempo...

(Arquivo: Fábio Medeiros da Costa, via Projeto Diário de Várzea)



Imagem histórica da procissão religiosa que saiu da Fazenda Quixaba, com passagem pelo Sítio Umburana e chegada à capela de São Francisco, ainda em construção, e sem o teto. A época da foto, apesar de algumas controvérsias entre as fontes, remonta aos anos de 1950.


(Arquivo: Epitácio Germano e José Jailton Soares de Sousa)






Imagem de uma das ruas do centro de Várzea em Maio de 1987. Ao lado esquerdo a conhecida sinuca, que ainda resiste até os dias atuais; no centro o Bar Central; e a direita, o mercadinho na época pertencente a Milton Dantas.


(Arquivo: Epitácio Germano)




Foto do ano de 2009 postada pela saudosa secretária de educação do município Marise Marinho, que mostra a lateral da praça Francisco Pergentino de Araújo. A foto ilustra bem o panorama de uma cidade do interior: a calma, o ar puro, atitudes simples como sentar no banco da pracinha para conversar no finzinho de tarde. Na legenda original, em seu blog (http://marisemmarinho.blogspot.com.br/) pode-se ler a  respeito desta foto:
"Esta praça fica localizada em frente à Igreja Católica de São Francisco na cidade de Várzea_PB, onde as crianças e a juventude aproveitam para área de lazer usufruindo do ar puro das plantas lá existentes."
(Arquivo: Marise e Paulo Cezar Marinho)
Palco pronto para a apresentação da banda Calypso, atração principal da sexta-feira de João Pedro de 11 de julho de 2008 no Parque do Juazeiro.
(Arquivo: Rafael Rubens)

Raro registro da antiga quadra de esportes "Joaquim Medeiros de Souto Ducá", anos 90.
(Arquivo: Epitácio Germano e José Jailton Soares de Souza)
Foto da lateral da casa do ex-prefeito João Balbina no ano de 2008.
(Arquivo: Rafael Rubens)
Uma das últimas sangrias do açude Água Azul da comunidade Serrote Preto no ano de 2008.
(Arquivo: Rafael Rubens)




Fotos panorâmicas da cidade de Várzea tiradas no ano de 2014. Pode-se perceber, por exemplo, o desenho da Bandeira Nacional feito de bandeirolas de São João no Parque do Juazeiro que anuncia que estamos em época de Copa do Mundo. Também pode-se avistar o Açude da Prefeitura já bem seco, consequência das estiagens consecutivas de 2012 a 2014.
(Arquivo: DJI Drone Mania)



Raro registro do Rio Moicó (o Rio de Várzea) durante as enchentes de 2008.

(Arquivo: Rafael Rubens)

Foto tirada no ano de 2008 do extinto Coreto Municipal, onde hoje se localiza a Câmara Municipal da cidade.
(Arquivo: Rafael Rubens)


Foto panorâmica do centro da cidade de Várzea nos anos 80. Podem-se visualizar a antiga praça Joaquim Marinho, a casa do ex-prefeito João Balbina em sua arquitetura original, o modelo antigo da Igreja Católica do padroeiro da cidade, São Francisco.

(Arquivo: José Jailton Soares de Souza)



Vista panorâmica da cidade no ano de 2003. Registros importantes para a quitanda de Seu Zé da Fruta (à direita), a gamelocadora azulzinha de Wandick em frente à praça, o antigo Coreto Municipal e a Igreja Católica São Francisco sendo reformada (a torre na cor já marrom usada até hoje e o restante da igreja ainda na cor branca tradicional).
(Arquivo: Rafael Rubens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário