segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

BISCOITÃO, ETERNO PERSONAGEM

Por Epitácio Germano


O destino fatal de um personagem histórico costuma, naturalmente, causar em seu púbico o despertar de muitos sentimentos. Fatalidade, é na verdade, uma palavra pesada. Usada, muitas vezes, para justificar aquilo que nem sempre está ao nosso alcance como compreensível ou fim esperado.
A fatalidade como incompreensão é o que me faz percorrer e voltar onze anos no tempo, desde o fim da tarde de 16 de dezembro de 2008. Essa data marca a população do Vale do Sabugi e, outros muitos paraibanos, uma memória de luto, pela morte de Antônio Ivo de Medeiros. Recebi a primeira informação minutos depois de sair da casa de meus pais, e ouvir do vizinho da esquina, a triste confirmação de sua morte. Lembro-me que cheguei a perguntar mais de três vezes para algumas pessoas que ali estava, como se fosse tentar refutar a fatalidade, se o fato informado não seria algum engano. Infelizmente, era na verdade.

Biscoitão como era chamado pelos mais próximos, e ovacionado pelos próprios eleitores, em tempos de campanhas - morreu ao atirar contra o próprio peito, em uma sala sozinho, na sede do antigo Paraiban, na cidade de João Pessoa.
É difícil descrever sobre o fim deste dia, e injusto também, por toda história que o personagem deixou como legado em sua vida profissional, política e, principalmente, social. Quem conheceu Antônio Ivo de Medeiros, teve a oportunidade de conhecer mais que um médico ou político - uma mão amiga, independentemente de momentos e preferências partidárias.
A morte de Antônio Ivo o imortalizou como prefeito de Santa Luzia, cidade que ele sempre chamou carinhosamente de "Minha querida, Santa Luzia", mesmo mantendo uma relação além dos limites territoriais. Era assim por onde passava, e é exatamente assim que me recordo de uma de suas visitas a Várzea, em muitas das ocasiões que presenciei, a última delas, em uma solenidade no Ginásio Municipal. Sua presença era sempre sinônimo de simpatia - condição que lhe permitia com naturalidade cativar as pessoas, e entre os figurões da política, uma invejável admiração.
O legado de simplicidade construído por Antônio Ivo de Medeiros foi sua principal identificação em tudo que realizou, e isto foi tanto, que lhe rendeu das pessoas o título de "plano de saúde" por atender a pobreza, sem exigir nada em troca. Uma excelência que lhe rendeu através da medicina cumprir com o objetivo primário de preservar vidas e fazer história por levar saúde onde não existia sequer esperança, em uma época onde muitas cidades não possuíam condições mínimas de atendimento para enfermos.
Médico, deputado estadual e prefeito - Biscoitão uniu medicina e política como princípio de ajudar o próximo. Sua ausência em razão de muitos compromissos, ainda em caminhada na época de campanhas eleitorais, era tão sentida pelas pessoas, que até um boneco (como réplica) foi feito para representar sua presença, em muitos dos tradicionais arrastões partidários pelas ruas de Santa Luzia.
Por todas essas memórias, o sentimento que deve ser preservado não é o da fatalidade, e sim, de legado solidário deixado por Antônio Ivo - que apesar do tempo, permanece vivo como personagem histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário