sexta-feira, 19 de março de 2021

A VIDA PODERIA SER UMA CASA

 


Por Epitácio Germano

    O retrato da vida há quem diga é revelado pelo tempo. E, claro é bem verdade, que o tempo funciona como uma bússola para dividir cada momento construído ao longo da vida. Nessa adição de idades, que poderia também ser de multiplicar, pela simples razão de que ninguém quer subtrair, é uma dádiva misteriosa. Depois do nascimento, a única certeza que existe entre os seres, é a morte, mesmo assim, a fuga existe porque ninguém quer esse tempo mortal como realidade para o presente. Viver a vida é muito melhor! 

    "A tarefa de viver é dura, mas fascinante" como disse uma vez  Ariano Suassuna. E, não importa se existirá dificuldade, mais alguns dias e tudo se torna eternidade para o tempo… 

    É o tempo… ele corre, nos joga alegria, nos faz parar as vezes pela tristeza, mas nem sempre seguindo esse mesmo roteiro comum. Há também surpresas. Tudo é construção. 

    Imaginar o futuro da vida ainda jovem é viver constantemente um imenso sonho de possibilidades. Assim, como acontece na realidade de quem chega à velhice, e carrega consigo, o próprio retrato do que foi o seu tempo e todas as possibilidades. São realidades inversas, tudo bem, mas ambas demonstram tão quão a vida pode ser extraordinária.   

    Por tudo isso, "A vida poderia ser uma casa", como costumava defender meu avô Manoel Biléu durante seus últimos anos de vida após completar nove décadas. Eu escutava a frase repetidas vezes, mas, pela inocência de criança, não entendia o significado….

     ...Mas a vida poderia ser mesmo uma casa, para que depois de velha, pudesse ser reformada e, assim, o tempo não fosse maior do que os retratos que são erguidos em suas paredes como símbolo de muitas saudades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário